19 novembro 2008

calendariozinhos

Pessoal para os que estavam espectantes sobre onde seria o pimeiro jogo da liga, e que esse seria em coimbra, estão enganados.
o nosso pimeiro jogo realizar-se-a no sul.
Na Moita em dezembro
Conforme notícias colocadas no site da FPR em Desenvolvimento, nos dias 7 e 31 de Outubro, sobre Rugby de 8 (Subs 16,18 e 20) e Emergentes, as equipas/clubes que se inscreveram são as seguintes:
SUB 18: GUIMARÃES, CRAV, MARCO DE CANAVESES, PRAZER DE JOGAR,TOMAR
EMERGENTES – Oeiras, Repesenses (Viseu) e Marinha Grande (?)
Pelas inscrições, os Sub 16 e os Sub 18 podem começar a competir, existindo problemas nos Sub 20 e Emergentes, que poderão funcionar em conjunto
Assim, solicitamos aos clubes inscritos que se candidatem a organizar eventos, nos meses de Dezembro a Junho, conforme quadro anexo.
Embora seja preferível organizar os Sub 16 e Sub 18 em conjunto (jogos em meio campo, envolvendo 4 equipas ao mesmo tempo), pela economia de transportes, compreende-se que os clubes que só tenham um escalão, queiram organizar só para esse. Excepção para CRAV e “Prazer de Jogar”, que devem organizar para os dois escalões
Os torneios culminam com um Torneio Nacional, a realizar no Estádio Nacional, em Julho, onde se disputará uma taça por escalão. Só podem disputar a Taça os clubes que participem em 4 torneios.
Os Sub 16 e Sub 18 jogam Rugby de 8 e os Sub 20 e Emergentes (mantendo-se o número reduzido de inscrições) jogam Rugby de 10.
A Arbitragem estará a cargo das equipas que estão sem jogar, o que significa que cada equipa tem que inscrever um árbitro. Sempre que possível existirão árbitros nomeados (escolas de árbitros).
É necessário que TODOS os clubes entendam que têm de contribuir com eventuais candidatos a árbitros, para fazerem formação
SEGURO para EMERGENTES
Como é do conhecimento geral, não é permitido participar em eventos desta natureza, sem seguro desportivo. É necessário saber quais as equipas que têm os atletas seguros, É recomendado que todas as equipas tenham seguro, por causa de lesões em treinos. As equipas que, por qualquer motivo, ainda não tenham seguro desportivo, têm que informar a FPR, para se poder efectuar um seguro para a realização do evento (só para SENIORES EMERGENTES).
Adaptações às leis do jogo
1 – Os jogos serão realizados em ½ campo, no sentido contrário aos dos postes. A Área de validação será a área formada pela linha de 5 m e a linha lateral, marcadas no campo de rugby formal. A linha de 22, será, da mesma forma a linha dos 15 m
2 – Os pontos serão obtidos só através de ensaios.
3 – A duração dos jogos é de 10’ cada parte, já que serão realizados vários jogos por equipa (pode ser alterado em função do nº de equipas)
4 – A Formação Ordenada é composta por uma 1ª linha de cada lado (2 pilares e um talonador), tipo sevens e é disputada como nos sevens.
(Rugby de 10 - Constituída por 5 jogadoras - três na primeira linha e duas na segunda linha.
A Formação Ordenada NÃO pode ser empurrada MAIS de 1,5 metros.
5 – O Médio de Formação, opositor ao introdutor da bola, deve colocar-se atrás da Formação Ordenada no acto da introdução da bola.
6 – O Alinhamento terá sempre a participação mínima de 4 jogadores: 2 no corredor; um receptor e um introdutor (ou opositor adversário), podendo haver “lifting”.
7 – Os jogadores não participantes no alinhamento devem estar pelo menos a 7 metros do mesmo.
8 – Quando da marcação de uma falta, os jogadores contrários, devem estar pelo menos a 7 metros da mesma.
9 – O jogo inicia-se na 1ª parte e reinicia-se na 2ª parte com um pontapé de ressalto no meio do terreno, tendo a bola que percorrer 7 metros.
10 – Os pontapés de recomeço de 22 (15 m), são efectuados de ressalto também, tendo a bola unicamente de ultrapassar a linha.
11 – Os jogadores podem ser excluídos 3’ ou definitivamente do jogo, conforme a gravidade das situações
13 – O modelo competitivo será definido torneio a torneio e em função do número de equipas presentes.
(jogo ao pé igual ao jogo de XV)

Sem comentários: