29 novembro 2008

Portugal ganha a Taça Bowl!




A Selecção Nacional conquistou hoje a Taça Bowl, 3.º troféu do Torneio do Dubai, 1.ª prova do circuito mundial de sevens, ao bater França na final, por 24-0.

Após afastar a Geórgia nos quartos-de-final, por 19-7, a turma das quinas apresentou-se nas “meias” em grande estilo, frente ao País de Gales, e voltou a triunfar, desta vez por números maiores: 24-0.

Na final, perante França, os lobos mostraram que ainda não estavam saciados e repetiram os números do encontro anterior, vencendo os gauleses por 24-0 e erguendo o ambicionado troféu.

David Mateus foi a grande figura da turma nacional, tendo efectuado um total de cinco ensaios, mas Pedro Leal também esteve em destaque com 31 pontos ao longo do torneio.

Grande placagem ao Chabal (para o pedrão)

28 novembro 2008

Resultados do 1º dia do mundial de seven's de rugby no Dubai

GRUPO A

Nova Zelândia - País de Gales, 28 - 7
Austrália - Zimbabué, 21 - 12
Nova Zelândia - Zimbabué, 43 - 7
Austrália - País de Gales, 22 - 17
País de Gales - Zimbabué, 26 - 12
Nova Zelândia - Austrália, 33 - 7

GRUPO B

África do Sul - Escócia, 31 - 10
Quénia - Selecção do Golfo, 28 - 7
África do Sul - Selecção do Golfo, 33 - 0
Quénia - Escócia, 38 - 0
Escócia - Selecção do Golfo, 19 - 14
África do Sul - Quénia, 31 - 0

GRUPO C

Samoa - França, 19 - 14
Argentina - Geórgia, 26 - 7
Samoa - Geórgia, 33 - 7
Argentina - França, 21 - 7
Samoa - Argentina, 19 - 5
França - Geórgia, 14 - 12

GRUPO D

Fiji - EUA, 47 - 12
Inglaterra - Portugal, 31 - 7
Fiji - Portugal, 12 - 0
Inglaterra - EUA, 24 - 10
EUA - Portugal, 12 - 22
Fiji - Inglaterra, 5 - 28

26 novembro 2008

All Blacks dominam prémios IRB

Os troféus de treinador do ano (Graham Henry), selecção do ano, melhor jogador jovem (Luke Braid) e melhor jogador de Sevens (DJ Forbes), fizeram dos All Blacks os mais premiados da cerimónia da IRB, realizada no domingo à noite, em Londres.

Apesar do fracasso no último mundial de França e da consequente renovação levada a cabo por Henry e ainda de alguns resultados menos positivos em 2007, a equipa do hemisfério Sul continua no topo da modalidade.

Referência ainda para o prémio de melhor jogador do ano, entregue pela primeira vez a um galês, Shane Williams, e para o troféu mérito para o argentino Augustin Pichot.

Veja a lista dos prémios mais importantes da carimónia:

Jogador do ano: Shane Williams (Gales)
Equipa do ano: Nova Zelândia
Treinador do ano: Graham Henry (Nova Zelândia)
Jogador jovem do ano: Luke Braid (Nova Zelândia)
Jogador de Sevens do ano: DJ Forbes (Nova Zelândia)
Espírito do Râguebi: Roelien Muller e Patrick Cotter
Troféu Vernon Pugh: Sir Nicholas Shehadie
Árbitro: Andre Watson
Personalidade Feminina do ano: Carol Isherwood
Mérito: Agustin Pichot
Ensaio do ano: Brian O'Driscoll, Australia v Irlanda

19 novembro 2008

calendariozinhos

Pessoal para os que estavam espectantes sobre onde seria o pimeiro jogo da liga, e que esse seria em coimbra, estão enganados.
o nosso pimeiro jogo realizar-se-a no sul.
Na Moita em dezembro
Conforme notícias colocadas no site da FPR em Desenvolvimento, nos dias 7 e 31 de Outubro, sobre Rugby de 8 (Subs 16,18 e 20) e Emergentes, as equipas/clubes que se inscreveram são as seguintes:
SUB 18: GUIMARÃES, CRAV, MARCO DE CANAVESES, PRAZER DE JOGAR,TOMAR
EMERGENTES – Oeiras, Repesenses (Viseu) e Marinha Grande (?)
Pelas inscrições, os Sub 16 e os Sub 18 podem começar a competir, existindo problemas nos Sub 20 e Emergentes, que poderão funcionar em conjunto
Assim, solicitamos aos clubes inscritos que se candidatem a organizar eventos, nos meses de Dezembro a Junho, conforme quadro anexo.
Embora seja preferível organizar os Sub 16 e Sub 18 em conjunto (jogos em meio campo, envolvendo 4 equipas ao mesmo tempo), pela economia de transportes, compreende-se que os clubes que só tenham um escalão, queiram organizar só para esse. Excepção para CRAV e “Prazer de Jogar”, que devem organizar para os dois escalões
Os torneios culminam com um Torneio Nacional, a realizar no Estádio Nacional, em Julho, onde se disputará uma taça por escalão. Só podem disputar a Taça os clubes que participem em 4 torneios.
Os Sub 16 e Sub 18 jogam Rugby de 8 e os Sub 20 e Emergentes (mantendo-se o número reduzido de inscrições) jogam Rugby de 10.
A Arbitragem estará a cargo das equipas que estão sem jogar, o que significa que cada equipa tem que inscrever um árbitro. Sempre que possível existirão árbitros nomeados (escolas de árbitros).
É necessário que TODOS os clubes entendam que têm de contribuir com eventuais candidatos a árbitros, para fazerem formação
SEGURO para EMERGENTES
Como é do conhecimento geral, não é permitido participar em eventos desta natureza, sem seguro desportivo. É necessário saber quais as equipas que têm os atletas seguros, É recomendado que todas as equipas tenham seguro, por causa de lesões em treinos. As equipas que, por qualquer motivo, ainda não tenham seguro desportivo, têm que informar a FPR, para se poder efectuar um seguro para a realização do evento (só para SENIORES EMERGENTES).
Adaptações às leis do jogo
1 – Os jogos serão realizados em ½ campo, no sentido contrário aos dos postes. A Área de validação será a área formada pela linha de 5 m e a linha lateral, marcadas no campo de rugby formal. A linha de 22, será, da mesma forma a linha dos 15 m
2 – Os pontos serão obtidos só através de ensaios.
3 – A duração dos jogos é de 10’ cada parte, já que serão realizados vários jogos por equipa (pode ser alterado em função do nº de equipas)
4 – A Formação Ordenada é composta por uma 1ª linha de cada lado (2 pilares e um talonador), tipo sevens e é disputada como nos sevens.
(Rugby de 10 - Constituída por 5 jogadoras - três na primeira linha e duas na segunda linha.
A Formação Ordenada NÃO pode ser empurrada MAIS de 1,5 metros.
5 – O Médio de Formação, opositor ao introdutor da bola, deve colocar-se atrás da Formação Ordenada no acto da introdução da bola.
6 – O Alinhamento terá sempre a participação mínima de 4 jogadores: 2 no corredor; um receptor e um introdutor (ou opositor adversário), podendo haver “lifting”.
7 – Os jogadores não participantes no alinhamento devem estar pelo menos a 7 metros do mesmo.
8 – Quando da marcação de uma falta, os jogadores contrários, devem estar pelo menos a 7 metros da mesma.
9 – O jogo inicia-se na 1ª parte e reinicia-se na 2ª parte com um pontapé de ressalto no meio do terreno, tendo a bola que percorrer 7 metros.
10 – Os pontapés de recomeço de 22 (15 m), são efectuados de ressalto também, tendo a bola unicamente de ultrapassar a linha.
11 – Os jogadores podem ser excluídos 3’ ou definitivamente do jogo, conforme a gravidade das situações
13 – O modelo competitivo será definido torneio a torneio e em função do número de equipas presentes.
(jogo ao pé igual ao jogo de XV)

07 novembro 2008

Fotos 5-10-2008

Edu
Ferro
Zeca
Numa pausa
Ferro, Pedrão no aquecimento
Ferro
Queiros
Grunge
Todos em descanço
A BOLA
Ferro, Queiros e Grunge
Zeca
Rochinha
Varandas
Luís
Curtiselas (A mascote)
Carlos(kaka)
Zeca
Zé Pica
Gonçalo
Ernesto(Néné)
Miro


(Não esta aqui toda a equipa)
Fotos por: Miro
Edição de fotos por : Ferro

05 novembro 2008

01 novembro 2008

Parabens Barrigas

Hoje dia 1 de Novembro o Ricardo (barrigas). Faz mais um ano esperemos que seja um ano fixe para ele de muitas competições e títulos.
Já tas a ficar velho